Um casal francês vegan começou a ser julgado, esta terça-feira, pela morte da filha, no Norte de França, provocada pelo tipo de alimentação que excluía todos os produtos de origem animal.
Segundo o «Jornal de Notícias» Louise, de 11 meses, era alimentada unicamente à base do leite materno e pesava 5, 7 quilos. A média de peso em bebés com a mesma idade anda à volta dos oito quilos.
A pequena Louise morreu em março de 2008, em casa. Preocupados com a apatia da criança, os pais chamaram os bombeiros, que não conseguiram chegar a tempo.
A autópsia ao corpo da bebé revelou carências das vitaminas A e B12, que segundo os especialistas aumenta a sensibilidade dos mais pequenos a infeções e será consequência de «um desequilíbrio alimentar».
Segundo Anne-Laure, vice-procuradora da república de Amiens, citada pela France Presse, o problema da carência deste tipo de vitaminas pode estar relacionada com o tipo de alimentação adotado pelos pais: vegan.
Sergine e Joël Le Moaligou decidiram ser vegans, abdicando também do leite e mel depois de visionarem um programa televisivo sobre o transporte de gado para os matadouros.
O casal tem outra filha, hoje com 13 anos, que conseguiu resistir às carências que provocaram a morte da irmã.
Agora os pais da bebé arriscam uma pena de prisão que pode ir até aos 30 anos de prisão.


