Domingo, Janeiro 18, 2026
spot_img

Latest Posts

Agosto é também sinónimo de perda de carteira

O grupo CPP, empresa que oferece seguros de protecção de cartões a mais de um milhão de famílias na Península Ibérica, acaba de divulgar pela primeira vez o seu relatório de dados de roubos e perdas de carteiras em Portugal.

Os meses de Verão, Junho, Julho e Agosto 2010, continuam a ser os meses em que se registam mais ocorrências (28,5%). Comparativamente, em 2011 está a registar-se um maior número de casos de furto e perda de carteira que no ano anterior.

É no período do Verão e saldos que habitualmente se perdem e são roubadas mais carteiras em Portugal. Distração e grandes aglomerados de pessoas são algumas das razões que levam a incidências deste género. Os locais públicos que lideram as incidências são a rua, locais de compras, como os centros comerciais, carro, ginásios e bares e restaurantes, entre outros.

A CPP aconselha a que todas as pessoas que façam compras na altura do Verão e saldos, tenham sempre atenção redobrada como confirmar sempre os valores transaccionados, verificar o uso que o funcionário dá ao seu cartão ou verificar se quando sai de um local público tem todos os pertences consigo.

A maior parte dos indivíduos que perde/são roubadas as carteiras têm entre 25 e 35 anos de idade (23%), seguindo-se a faixa etária compreendida entre os 35 e 45 anos (22%) e com mais de 65 anos (20%).

Cerca de 60% dos indivíduos que perderam a carteira são do sexo masculino, sendo que apenas 40% eram mulheres. Maior parte da perda e roubo das carteiras registou-se em Portugal, sendo que apenas 1% dos inquiridos estavam fora do país quando os incidentes.

Os dados, elaborados a partir de centenas de incidentes que se registaram anualmente entre 2010 e 2011, mostram que 58% das carteiras foram perdidas, enquanto apenas 42% foram roubadas.

O estudo, realizado a mais de 99% de inquiridos portugueses, confirma que a perda e roubo de carteiras teve maior incidência na Área Metropolitana de Lisboa, em locais como a rua (35%), centro comercial (9%), no carro (9%) e caixas multibanco/ATM (6%).

Para evitar o furto ou perda de carteira, a CPP aconselha ainda:

– Assegure-se da devolução do seu cartão depois de efectuar um pagamento;

– Mantenha os objectos pessoais à sua vista, especialmente em lugares com grandes aglomerados populacionais;

– Não deixe a carteira nem telemóvel à vista em locais públicos;

– Reveja os recibos e preste atenção às pessoas que o rodeiam;

– Reveja os movimentos das suas contas bancárias regularmente.

Latest Posts

spot_imgspot_img

Don't Miss

Stay in touch

To be updated with all the latest news, offers and special announcements.