Depois de terem recebido uma denúncia anónima, agentes da GNR de Monforte fizeram buscas na herdade do cavaleiro tauromáquico João Moura, em Monforte, e resgataram 18 cães “por se encontrarem subnutridos e sem condições de salubridade”, como se lê no comunicado partilhado no site da força de segurança. Nele consta ainda que “o Comando Territorial de Portalegre, através do Posto Territorial de Monforte e do Núcleo de Proteção Ambiental, deteve um homem de 59 anos, no âmbito de um processo-crime de maus-tratos e abandono de animais de companhia”. Os animais “foram recolhidos pela Câmara Municipal de Monforte, para receberem cuidados veterinários” e João Mourafoi “detido, constituído arguido e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Portalegre”. Ao blog Farpas, o cavaleiro, a quem foi aplicado o termo de identidade e residência, desvalorizou a situação e afirmou que “tinha lá uns cães mais magros e alguém denunciou isso, mais nada”. De “consciência tranquila”, como diz estar, João Moura confirmou que já prestou declarações e que “agora vão instruir o processo e vai seguir para a frente. Não matei ninguém, não roubei ninguém, não tratei mal os meus cães, alguns estavam magros, mas não os tratei mal”.

