Já experimentou juntar fruta e legumes? Misture abacate com aipo. Como o aipo tem uma textura crocante e um alto teor de fibras, permite uma combinação interessante com o abacate, mole e rico em gordura monoinsaturada. Pode também começar a adicionar aipo às suas saladas, conferindo-lhes um sabor picante e um toque sofisticado e colorido. Ou então junte uma fruta colorida, rica em carotenóides, como a ameixa, a meloa ou a manga.
Todas estas combinações requerem a presença de uma gordura vegetal, que ajuda na ligação dos alimentos, conferindo-lhes suavidade e leveza. Ao mesmo tempo, os óleos vegetais fornecem ácidos gordos polinsaturados que o nosso organismo não consegue produzir e são uma fonte extra de vitamina E, potente antioxidante e elemento essencial na formação dos glóbulos vermelhos do sangue. No caso da utilização a frio, para a criação de saladas, temperos e molhos, pode sempre variar entre:
¿Óleo alimentar, mistura de óleos que reúne todos os benefícios das gorduras vegetais;
¿Óleo de girassol, rico em ácidos gordos essenciais omega-6 (ácido linoleico), vitamina E, e com um papel importante na redução do risco de doenças cardiovasculares e do colesterol, melhoria da função vascular e do sistema imunitário;
¿Óleo de milho, onde abunda a vitamina E, sendo também uma óptima fonte natural de fitoesteróis, que funcionam como redutores de absorção do colesterol e ajudam a controlar os níveis do mau colesterol no sangue.


