por Fátima Rodrigues
Perdida no Bairro Alto em plena sexta-feira à noite, procuro a Rua Luz Soriano, em busca da Oficina Irmãos Marques. “Tens de lá ir, é imperdível!”, tinham-me dito. Procurava a exposição “Favela” dos irmãos Marques. Ao virar da esquina ouvem-se os batuques e um mar de gente inunda a rua. Cerca de 300 pessoas estavam ali para ver as peças que “Produzimos com o coração”, diz Gezo.
Gezo, brasileiro, publicitário, veio passar um ano a Portugal e acabou por ficar. Já lá vão 20 anos. “Era o sítio que estava à minha espera e onde deveria estar”. Bete, artista plástica, veio visitar o irmão e acabou por se apaixonar pelo projeto já lá vão 3 anos.
“Somos os dois apaixonados por texturas e por materiais. Sendo brasileiros, foi fácil chegar ao conceito favela.”, contam-me no fundo do atelier, entre um imenso mar de clientes, amigos e admiradores.
“Isto aqui é uma grande fábrica de lego que produz peças exclusivas. Começámos com uma linha de móveis que apelidámos de favela, até que finalmente realizámos mesmo as favelas.
A Bete materializou literalmente as favelas, a partir de madeira e com iluminação, que espelham um pouco a cidade, o sonho, onde todos podemos espreitar para dentro das casas, com tons alegres e coloridos.”
Na galeria, além da favela, ao centro, a exposição é acompanhada por quadros com alguns dos personagens que a ocupam, como uma criança com um papagaio a simbolizar o sonho; a mãe com muitos filhos, um de cada cor a simbolizar o coração de mãe; o rogai por nós, onde a santa personifica a fé; o samba com a nega da lage, onde até a fã das selfies marca presença.
“O conceito da Oficina Irmãos Marques é um pouco o de olhar de forma curiosa para os materiais e dar-lhes uma vida nova”, diz Gezo.
Mas hoje a oficina já saiu do nº71 e do seu atelier, loja e galeria. “Somos muito consultados para peças únicas e para conceitos de restaurantes hotéis. Acabámos agora de fazer o bar “El Clandestino” na Rua da Rosa, onde está uma favela gigante numa parede.”
A decorrer até 1 de dezembro, de quinta a domingo, entre as 10h e as 18.30h, não deixe de lhes fazer uma visita.
Valores das peças: Entre 5€ e 2500€
Morada: Rua Luz Soriano 71, Lisboa.


