A Casa da Criação, empresa de guionistas pertencente à produtora NBP e responsável pela criação das novelas «Fascínios» e «Morangos com Açúcar», está a desenvolver projectos para cinema e uma mini-série para telemóvel, anunciou esta segunda-feira o director, noticia a agência Lusa.
Segundo Adriano Luz, apesar da empresa se dedicar principalmente às novelas, «há novos projectos e novas áreas que podem ser interessantes para a Casa da Criação como uma mini-série para telemóveis».
A mini-série, intitulada «2º Toque» destina-se ao visionamento em telemóvel ou em iPod, já tem dois episódios gravados, de três minutos cada um, apesar de ainda não ter data oficial de divulgação.
‘Morangos’ em filme
Outra aposta da empresa é o filme baseado na série da TVI «Morangos com Açúcar», já em desenvolvimento, que vai recrutar novos actores vindos de escolas de teatro e «tentar reflectir o espírito dos ‘Morangos’», segundo Adriano Luz.
A Casa da Criação é uma empresa que agrupa 18 pessoas, desde os autores aos guionistas e revisores de texto, que se encontram repartidos pelos actuais projectos, as novelas «Deixa-me Amar», «Fascínios» e «Morangos com Açúcar».
No geral, há seis pessoas a escrever diariamente para cada projecto numa média de seis a sete horas que podem chegar, nos dias em que surgem imprevistos, às dez horas.
O ritmo de trabalho no «Morangos com Açúcar» pauta-se por «um episódio por dia» o que significa «escrever 45 cenas ou, aproximadamente, 60 páginas», explicou a coordenadora responsável pela série, Elisabete Moreira.
Já na novela «Fascínios», da autoria de António Barreira, o ritmo «agora, é de dois episódios por dia, mas numa semana normal produzimos seis episódios», segundo Marta Ramalho, guionista da novela «Fascínios».


