Sexta-feira, Janeiro 16, 2026
spot_img

Latest Posts

Maestro alentejano finalista em concurso europeu

O jovem maestro alentejano Luís Clemente, regente da banda filarmónica de Ferreira do Alentejo (Beja), foi um dos 15 seleccionados para o quarto Concurso Internacional de Jovens Maestros, tornando-se o primeiro português a ser escolhido.

«Fiquei surpreendido, porque não estava mesmo à espera», confessou hoje à Agência Lusa Luís Clemente, 33 anos, natural de Évora, referindo que «sabia que era difícil».

«Sabia que era difícil. Não tinha muitas esperanças, até porque não há muita tradição de ver portugueses nestas andanças, mas tinha a sensação que tinha as condições para poder ser seleccionado», afirmou.

Das mais de 320 candidaturas elegíveis, o júri do VI Concurso Internacional de Jovens Maestros de Orquestras de Harmonia, formado por «altas figuras do panorama musical internacional», seleccionou 15 maestros, entre os quais figura Luís Clemente.

O maestro, com licenciaturas em Ciências Musicais e em Direcção de Orquestra de Sopros e mestrado em Etnomusicologia, vai concorrer com 14 jovens maestros da Alemanha, Bélgica, Espanha, Estados Unidos da América, França e Hong Kong.

Durante o concurso, que vai decorrer na cidade francesa de Chênove, de 22 a 29 de Maio, os jovens maestros irão trabalhar com músicos profissionais de orquestras e bandas sinfónicas e terão pela frente duas provas eliminatórias até à final, já só com três dos 15 concorrentes.

A pouco mais de um mês do início do concurso, Luís Clemente, que aguarda a chegada das partituras originais das peças musicais das provas para começar a trabalhá-las tecnicamente, está «entusiasmado, mas tranquilo».

Se chegar à final, além dos prémios pecuniários, «há prémios nas entrelinhas do concurso», como o «agenciamento de concertos para a próxima temporada» que poderão «abrir portas».

Latest Posts

spot_imgspot_img

Don't Miss

Stay in touch

To be updated with all the latest news, offers and special announcements.