Nelson Rolihlahla Mandela nasceu a 18 de julho de 1918, e foi considerado o herói da luta contra o apartheid não só na África do Sul, como em todo o mundo.
Advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999, Mandela também conhecido como Madiba, um título honorário concedido pela tribo Xhosa, foi uma das figuras mais influentes da História contemporânea e granjeou elogios de todas as fações políticas.
Vencedor de um Prémio Nobel da Paz, em 1993, Mandela esteve preso durante 27 anos e sete meses e tornou-se o primeiro presidente da África do Sul livre, razão pela qual, em sua homenagem, a ONU instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela no dia do seu nascimento.
Uma das pessoas mais condecoradas do mundo, com mais de 250 prémios, Mandela recebeu ainda diplomas honorários de mais de 50 universidades internacionais.
Casado em primeiras núpcias com Evelyn Mase, em 1956, conheceu Winnie Nomzamo Madikizela ¿ a primeira mulher negra a tornar-se assistente social no país ¿ que seria a sua grande companheira nos anos mais ferrenhos da luta anti-apartheid e também durante o longo período na prisão.
Após 38 anos de casamento, o casal divorciou-se em 1996, com as divergências políticas a virem a público.
No seu 80º aniversário, Mandela casou-se com Graça Machel, viúva de Samora Machel, antigo presidente moçambicano.
Mandela teve seis filhos e os três mais velhos faleceram antes do pai, um deles ainda bebé. Thembi morreu num acidente de carro quando tinha 25 anos e Mandela não foi libertado da prisão para ir ao funeral.
Makgatho, o seu segundo filho, de 54 anos, morreu de SIDA, uma causa que Mandela abraçou ao longo da vida.
Mandela deixa três filhas.


