O papa Francisco foi recebido hoje no Santuário de Aparecida, em São Paulo, com cânticos, saudações e aplausos de peregrinos que, desde a noite de terça-feira, desafiam a chuva só para ver o primeiro papa latino-americano.
Francisco tinha previsto viajar os mais de 200 quilómetros que separam o Rio de Janeiro de Aparecida num helicóptero, mas devido ao mau tempo que faz no Brasil, devido às chuvas, o papa foi transportado num avião militar, que aterrou no aeroporto de São José dos Campos, a 80 quilómetros do Santuário de Aparecida.
Depois, o líder da Igreja Católica foi transportado do aeroporto de São José dos Campos até ao santuário num helicóptero.
Francisco foi recebido no heliporto pelo cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Raimundo Damasceno Assis, com quem se deslocou em papamóvel até ao santuário.
Os peregrinos saudaram o papa, que acenava para a multidão, parando algumas vezes para apertar as mãos dos fiéis e para beijar crianças.
Uma vez na basílica de Aparecida, dirigiu-se à Capela dos 12 Apóstolos¿, na qual está exposta a imagem da Nossa Senhora da Conceição de Aparecida, diante da qual se prostrou durante alguns minutos.
¿Em tuas mãos ponho a minha vida¿, afirmou o papa, emocionado, dedicando suas orações à Virgem e também colocando sob sua proteção os jovens.
¿Quanta força, quanta vida, quanto dinamismo brotando ao serviço da vida¿, acrescentou.
Depois de celebrar a missa no santuário, saudará os fiéis do balcão da basílica, indo posteriormente até ao seminário do Bom Jesus para benzer a imagem do Frei Galvão, proclamado santo por Bento XVI em 2007.
Calcula-se que cerca de 200 mil pessoas estarão em Aparecida, para acompanhar a visita do papa ao santuário.
A basílica – a maior do Brasil, com capacidade para 30 mil pessoas ¿ receberá 15 mil pessoas para a missa papal, e os demais fiéis terão de assistir a cerimónia do lado de fora, em ecrãs, na esplanada do santuário.
Esta é a terceira vez que Jorge Mário Bergoglio visita o Santuário de Aparecida.
Após a visita ao Santuário de Aparecida, o papa regressa ao Rio de Janeiro, estando prevista uma visita ao Hospital de São Francisco de Assis na Providência, destinado a jovens toxicodependentes e alcoólicos.
Francisco, que realiza sua primeira viagem internacional desde que se tornou papa, está no Brasil para a 28.ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro, que decorre até ao domingo.
O papa Francisco não teve atividades públicas na terça-feira, tendo permanecido na Residência do Sumaré – casa onde também se hospedou João Paulo II nas suas duas visitas ao Brasil – durante todo o dia.
Na segunda-feira, dia em que chegou ao Brasil, Francisco foi recebido por autoridades brasileiras, entre as quais a Presidente Dilma Rousseff, no Palácio da Guanabara, sede do Governo do Rio de Janeiro.
LUSA


