Nutrição, alimentação saudável, bem-estar e saúde são hoje palavras frequentes no nosso vocabulário diário. O fácil acesso à informação, através dos meios de comunicação social e da internet, trouxe-nos mais e melhores conhecimentos relativamente a estas temáticas. Como consequência, tornou-nos mais atentos e exigentes quanto à satisfação das nossas preocupações e necessidades.
Paralelamente, verificamos que as doenças crónicas não transmissíveis, como a obesidade, as doenças cardiovasculares, a diabetes mellitus tipo 2 e certos tipos de cancro, estão a aumentar de forma alarmante, assumindo-se atualmente como um problema grave de saúde pública.
Toda esta conjuntura tornou-se num dos grandes impulsionadores das mudanças que têm ocorrido na sociedade. Mas porque não é uma tarefa fácil alterar hábitos alimentares e de vida, muitos dos quais enraizados ao longo dos anos, é importante aliar esforços!
É neste contexto que surge o MOVIMENTO HIPER SAUDÁVEL, com o objetivo de melhorar os hábitos alimentares e de vida nas famílias portuguesas. Para tal são disponibilizadas ferramentas distintas, mas complementares, para incentivar toda a população a adotar os 8 compromissos para uma alimentação e estilo de vida mais saudável:
1. Tomar o pequeno-almoço todos os dias;
2. Comer 5 porções de fruta ou legumes por dia;
3. Não estar mais de 3h30 sem comer;
4. Ler sempre o rótulo dos produtos comprados;
5. Fazer exercício físico três vezes por semana;
6. Manter o organismo sempre hidratado;
7. Planear as refeições semanalmente
8.Confecionar alimentos com menos sal, gordura e açúcar.
Para além do Minuto Hiper Saudável na TV, este Movimento é muito dinâmico nas plataformas digitais, seja através do Youtube, da página da web www.movimentohipersaudavel.continente.pt e do Facebook onde poderá partilhar as boas ideias, estar a par das novidades e iniciativas que os portugueses andam a fazer para adotar e cumprir estes compromissos.
Artigo de divulgação


