Quinta-feira, Janeiro 22, 2026
spot_img

Latest Posts

Obesos podem viver menos dez anos

A obesidade é uma doença mas, ainda pior do que isto, a obesidade é uma doença que provoca muitas outras doenças, como problemas cardiovasculares, colesterol, hipertensão e diabetes, por exemplo.

Atualmente, é uma condição que afeta a maior parte do mundo dito desenvolvido, fruto não apenas da abundância dos produtos colocados à disposição de todos nós, em supermercados, cafés e restaurantes, mas também do tipo de alimentos que nos são constantemente oferecidos.

A alimentação é, regra geral, pouco saudável, com predominância de refeições denominadas rápidas, quer seja pela cada vez mais disponível fastfood, como os hambúrgueres das grandes cadeias, ou mesmo de refeições pré-preparadas e prontas a ir ao micro-ondas.

Normalmente, o grande problema da alimentação rápida é ser rica em gorduras saturadas e conservantes. Por outro lado, é erroneamente designada por «rápida», porque na verdade comprar um pacote de salada verde já cortada e lavada, que basta pôr numa taça e temperar com azeite e vinagre, é igualmente rápido e prático, mas muitíssimo mais saudável.

Mas para quem não se deixa entusiasmar pela saúde, pensemos também que fazer uma alimentação com produtos frescos, como os vegetais e a fruta, é mais barato.

Os resultados de um estudo revelado em 2009 são realmente preocupantes. A pesquisa foi efetuada durante 20 anos a 900 mil pessoas e prova uma situação muito preocupante, a de que a obesidade pode retirar até dez anos de vida. Ao longo das duas décadas que durou esta análise morreram 100 mil das pessoas envolvidas no estudo. As doenças de coração e as doenças vasculares, a diabetes, o cancro e as complicações pulmonares foram os principais problemas associados à obesidade.

Esta investigação foi feita pela prestigiada Universidade de Oxford, que analisou 57 estudos diferentes, e foi publicada na revista Lancet. Segundo os pesquisadores, quando se pesa um terço a mais do que seria ótimo para determinada altura, isso encurta o tempo de vida em três anos. Pesar um terço a mais significa, para a maior parte das pessoas, ter entre 20 e 30 kg em excesso. Nos casos de

obesidade (por exemplo, ter mais de 115 kg para uma altura de 1,70 m), os sujeitos da pesquisa tiveram menos dez anos de vida.

Não é este o único estudo que avança números alarmantes associados à obesidade. Uma outra pesquisa, que envolveu mais de 350 mil pessoas ao longo de dez anos, revelou que o aumento de cinco centímetros no tamanho da cintura determina um risco 17% maior de morte para os homens e 13% para as mulheres. Os valores dados para as medidas francamente perigosas de cintura referem um perímetro de 120 cm para os homens e de 100 para as mulheres.

Resumindo: quem tem uma barriga muito grande tem um risco quase duas vezes maior de morrer entre três e dez anos antes de tempo. Ficamos, portanto, conscientes de que a obesidade é mais do que um risco para a saúde: é um perigo para a vida. Comece hoje mesmo a pensar em aumentar a sua esperança de vida, procurando um especialista e começando a fazer uma reeducação alimentar eficaz.

Se o seu peso está dentro dos parâmetros normais para a sua altura, mas mesmo assim tem aumento do perímetro abdominal, pode recorrer a tratamentos não invasivos para eliminação da gordura localizada, para diminuir a barriga e a

cintura sem dor, sem anestesia e sem necessidade de tempo de recuperação. Como é óbvio, estes tratamentos só resultam se ao mesmo tempo reaprendermos a alimentar-nos e começarmos a ter algum nível de atividade física, que pode muito bem ser uma caminhada diária de meia hora.

Cuide de si e da sua saúde. Viva mais tempo e com mais qualidade de vida.

Latest Posts

spot_imgspot_img

Don't Miss

Stay in touch

To be updated with all the latest news, offers and special announcements.