Sexta-feira, Janeiro 23, 2026
spot_img

Latest Posts

Criopreservação de ovócitos – preservação da fertilidade feminina

A grande vantagem desta técnica de vitrificação a -180 ºC, e que está na origem do seu sucesso, é o facto de impedir a formação de cristais de gelo, os quais são prejudiciais à sobrevivência dos ovócitos.

Até aqui a congelação lenta dos embriões e dos espermatozóides era possível, mas não dos ovócitos, que são células grandes com moléculas importantes de água no seu interior.

Em geral, para fazer a criopreservação é necessário efetuar a recolha cirúrgica dos ovócitos. Habitualmente, a mulher ovula apenas um ovócito por ciclo menstrual, sendo necessária a estimulação hormonal dos ovários para que estes produzam mais ovócitos. Esta estimulação é em tudo similar à que se realiza na fertilização in vitro (FIV) ou na microinjeção intracitoplasmática do espermatozóide (ISCI), sendo esta última a técnica a desenvolver após a descongelação.

Esta técnica muito recente apresenta taxas promissoras: taxas de sobrevivência após descongelação, de fecundação e de gravidez, 96,8%, 79,2% e 37,5% respetivamente, segundo um estudo feito em Itália (Rienzi) em 2010 com ovócitos autopreservados.

O Centro de Medicina da Reprodução do British Hospital foi dos primeiros centros a aplicarem em Portugal o método inovador da vitrificação.

A preservação da fertilidade feminina passou a ser possível a partir do aparecimento da técnica de vitrificação no início do século XXI. Este método é de particular importância para o tratamento de infertilidade de jovens pacientes oncológicas, em que a radioterapia e ou a quimioterapia surgem no horizonte terapêutico.

Na procriação medicamente assistida, esta técnica veio trazer uma solução em casos de falência inesperada de espermatozóides. Imagine um caso em que uma paciente já terminou o ciclo de estimulação e se procede à punção ovárica para recolha de líquido folicular onde se encontram os ovócitos.

Chega, pois, o momento em que, em laboratório, vão fertilizar-se estes ovócitos com os espermatozóides do marido. Pode acontecer que nesse dia, ao contrário do que se conhecia dos exames anteriores, não existam espermatozóides por uma doença súbita ou uma impossibilidade de recolha¿ Então, a vitrificação ovocitária oferece a possibilidade de se adiar a fertilização sem a mulher ter de refazer o ciclo terapêutico nem de se sujeitar de novo à punção ovocitária.

Igualmente, veio permitir que num ciclo com vários ovócitos se fertilizem apenas os que se julguem necessários para a obtenção de embriões para o ciclo terapêutico em questão, guardando os restantes para uma fecundação noutro momento.

Penso que a possibilidade de adiar o final da idade fértil da mulher é o que torna esta técnica controversa no seu conceito.

A pílula contracetiva demorou a ser trazida para o quotidiano terapêutico quando já estava plenamente estudada, porque punha em causa a vida em sociedade como até aí. Trazia liberdade às mulheres para conceberem apenas se o desejassem! Foi a separação da vida sexual da inalienável consequência procriativa.

Eis agora outro acontecimento científico que pode mudar a vida em sociedade, e que mais uma vez vem para acrescentar algo ao universo feminino que é por agora a única fonte de vida.

A possibilidade de preservar ovócitos adia claramente a vida fértil da mulher e, no caso de procriação medicamente assistida, guardar ovócitos é diferente de guardar embriões¿

Num panorama laboral competitivo atual, em que a mulher se vê obrigada a adiar a maternidade, esta é uma técnica que permite a recolha de ovócitos e a sua utilização posterior com maior sucesso do que oferece a qualidade ovocitária para lá dos 40 anos.

É preciso definir até quando é legítimo, do ponto de vista do ser que vai nascer, a idade limite de sua mãe. A menopausa é a garantia de que a cria será criada pela sua mãe… Pois temporalmente é possível. O que está definido é que o recurso a ovócitos seja possível até ao estabelecimento da menopausa.

Latest Posts

spot_imgspot_img

Don't Miss

Stay in touch

To be updated with all the latest news, offers and special announcements.