Quinta-feira, Janeiro 15, 2026
spot_img

Latest Posts

A viver uma crise no seu casamento, Manuel Da Câmara apresenta novo disco

Foi na apresentação do disco «Câmara: Um Nome Três Gerações», que decorreu no passado dia 10 de fevereiro no Palácio Foz, em Lisboa, que a Lux pôde testemunhar o momento menos feliz que Manuel da Câmara e Carmo Franco de Sousa estão a viver no seu casamento, que já dura há 20 anos, e do qual têm quatro filhos.

Fontes próximas do fadista confirmaram à Lux que o casal enfrenta há algum tempo uma crise na relação. Embora Carmo Franco de Sousa tenha feito questão de marcar presença neste evento da família, quando solicitada para tirar uma fotografia com o marido e os filhos, não se mostrou recetiva. Isto apesar de ter feito, há relativamente pouco tempo, uma produção fotográfica e uma entrevista para a Lux. Facto que o fadista explica, alegando que a mulher «esteve cá pouco tempo e antes das fotografias. Chegou tarde e foi-se embora cedo», disse, defendendo ainda que «está tudo bem» entre os dois.

Apesar disso, esta foi uma noite de grande felicidade para Manuel, que considerou que este dia ficará para sempre na sua memória.

«O meu pai é o meu ídolo, e poder estar no palco com ele é fantástico. Com o meu irmão, o mesmo. Agora, já com uma terceira geração [referindo-se à sobrinha Teresa], é um sonho que tive toda a vida.»

Confessa que excedeu as suas expectativas e acredita que «um CD é uma coisa que fica para os nossos filhos e netos, ao contrário de um espetáculo.»

Também o patriarca da família, Vicente da Câmara, se sentiu «emocionado» e orgulhoso: «Três gerações num disco não é uma coisa muito vulgar.» Só lamenta quando a questão se prende com as expectativas de vendas: «São praticamente nulas. Agora toda a gente rouba discos da Internet.»

Já José, o filho mais novo de Vicente, acredita que, além deste, existem ainda outros impedimentos para o sucesso quando se lança uma obra musical.

«A crise anda aí, e as pessoas também não estão para gastar um dinheirão. Um CD podia ser, pelo menos, metade do preço. De qualquer forma, um disco sempre foi uma ferramenta para um espetáculo.»

Apesar de achar que a crise no mundo da música «já se sente há uns anos», o fadista admite que «se vivesse só da música, hoje em dia seria muito difícil». Recorde-se que, paralelamente ao fado, José da Câmara é proprietário do restaurante Starfeito, no Amoreiras Plaza, em Lisboa.

Contando com o apoio da mulher, Joana, e de dois dos três filhos neste lançamento, o fadista partilhou o segredo do seu casamento: «Namorar todos os dias para que as relações se mantenham.»

A mais nova deste quarteto, a sobrinha Teresa – filha da irmã Maria do Carmo Fonseca -, que se estreia num trabalho discográfico, confessa: «Não estava nada nervosa, porque ainda não tinha caído em mim. Foi uma correria. Isto deu muito trabalho e muitos nervos, mas agora que está concretizado, foi ótimo. Fiquei muito contente.»

Aos 19 anos, e a tirar a licenciatura em Estudos Europeus, não consegue viver sem o fado, mas ainda não está certa do seu futuro. «Não sei. Ainda estou um bocado à deriva. Tem de se ir conciliando as coisas.»

Latest Posts

spot_imgspot_img

Don't Miss

Stay in touch

To be updated with all the latest news, offers and special announcements.