0 site norte-americano Huffington Post lançou um blogue dedicado aos 40 anos de democracia em Portugal, escrito pelo académico português André Corrêa d`Almeida.
Na primeira publicação do blogue, o professor adjunto da Universidade Columbia, em Nova Iorque, defende que não existem diferenças significativas entre os principais partidos políticos desde 1974.
O texto chama-se «Quatro décadas após a ¿Terceira Vaga de Democratização’ e a irrelevância das diferenças entre partidos políticos em Portugal: 1974-2014» e utiliza o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para fundamentar a teoria.
«Os dados não suportam a ideia de que um partido tenha sido melhor do que o outro em termos de desempenho económico. As suas diferenças não são relevantes para o desenvolvimento do país, têm servido apenas para alimentar o combate, a intriga e a competição no processo político», explicou o autor à agência Lusa.
A segunda publicação será sobre a saída do FMI do país e comparará as três opções escolhidas, em 1977, 1983 e agora em 2014.
O investigador, que vai colaborar com Paulo Reis Morão, da Universidade do Minho, explicou à agência Lusa que «esta iniciativa tem como fim contribuir para a modernização do sistema político-partidário em Portugal» e que é um «contributo para uma reflexão 40 anos após o 25 de Abril».


